Porto Alegre
Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul e possui inúmeros atrativos para todos os tipos de gostos. O catamarã faz a ligação do centro ao sul da cidade, possibilitando ao passageiro conferir as diversas atrações de passeios, culinária e parques super arborizados.
Guaíba
-
+ Fundação Iberê Camargo
A Fundação foi criada em 1995 pela viúva de Iberê Camargo, Maria Coussirat Camargo, para quem ele deixou seu acervo artístico, um ano após a morte do artista, em 1994. Em 1996, decidiu-se construir uma nova sede para a Fundação, então situada na antiga residência do artista, no bairro Nonoai. Um local foi arranjado quando o governo do Estado do Rio Grande do Sul doou um terreno no bairro Cristal, às margens do Lago Guaíba. O terreno foi cedido em comodato pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul em 1996. O projeto arquitetônico foi vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002 (prêmio, até então, inédito para a América do Sul), e o Mies Crown Hall Americas Prize em 2014.
-
+ Orla do Guaíba
Trecho 1 - Parque Moacyr Scliar: Lugar onde diversas famílias vão para se divertir. O trecho que começa na Usina do Gasômetro e vai até a Rotula das Cuias é repleto de bancos com vista para o Lago Guaíba, torneiras com água quente para os gaúchos tomarem seu chimarrão, e diversos bares e restaurantes abertos ao público. É um local bem iluminado e com segurança 24 horas feita pela guarda municipal de Porto Alegre. Aos finais das tardes de sábado, é um concorrido espaço para observar o pôr-do-sol.
Trecho 2 - Trecho Desportivo
Conta com duas quadras de futebol, sendo uma delas de areia que serve também para prática de vôlei, e uma quadra de basquete. O trecho conta com bebedouros e sombras para o descanso após a atividade física.
Trecho 3 - Maior Pista de Skate da América Latina -
+ Farol Santander Porto Alegre
O prédio possui aproximadamente 5.600 m² de área construída e é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, fazendo parte de um conjunto arquitetônico precioso do Centro. Tem uma arquitetura eclética, com predominância de elementos neoclássicos. No interior existe um grande salão central iluminado por uma clarabóia com magníficos vitrais de origem francesa, cercado por imponentes colunas e belas balaustradas.. O projeto de restauro manteve e recuperou ao seu esplendor original os grandes espaços, a ornamentação suntuosa, os ricos vitrais e mármores, que hoje mantêm diálogo marcante e mutuamente benéfico com as muitas exposições de arte contemporânea, shows de música popular e eventos diversos que acontecem ali.
-
+ Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
É um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre, um dos maiores e melhor aparelhados do Brasil. Possui café, cinema e oficinas de literatura e teatro. O desenho do prédio mistura habilmente estilos históricos, dando uma impressão de grandiosidade. Com o tombamento em 1990, foi adaptado para tornar-se o grande centro cultural que é hoje, com locais muito agradáveis para confraternização.
-
+ Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado MalagoliCasa de Cultura Mario Quintana (MARGS)
Localiza-se na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da cidade. O projeto arquitetônico do edifício é de autoria do alemão radicado em Porto Alegre, Theodor Wiederspahn, o mais destacado arquiteto que atuou na cidade nas primeiras décadas do século XX. Destaca-se entre os elementos da fachada o conjunto estatuário do frontispício, com as figuras reclinadas de Ceres (figurando a Agricultura) e Hermes (simbolizando o Comércio), sob um grande brasão da República. No terceiro piso, na base dos torreões, existem estátuas alegóricas da Indústria, da Pecuária, da Navegação e da Arquitetura. Esses elementos colocam o MARGS como um dos prédios mais exemplificativos da escultura fachadista porto-alegrense (período 1900-1928), fenômeno presente em outros edifício projetados por Wiederspahn.
O prédio só passou a ser usado como museu em 1978, e foi incluído no rol de bens imóveis tombados pelos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Estadual (IPHAE), respectivamente em 1981 e 1985. No fim dos anos 90 foi completamente restaurado e suas instalações foram adaptadas para fazer dele um museu de acordo com as convenções museológicas contemporâneas e capaz de receber mostras de nível internacional, ainda que suas dimensões sejam relativamente modestas.
-
+ Mercado Público
Espaço inaugurado em 3 de outubro de 1869, faz parte das tradições da cidade.
O mercado tem sua arquitetura externa totalmente preservada. Existem mais de 100 lojas, que vendem de tudo: especiarias, erva-mate e utensílios gaúchos, artigos para cultos religiosos, lojas de artigos de confeitaria, bacalhau e outros peixes e carnes, lancherias e restaurantes. O prédio, com forte influência neoclássica, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979.
Curiosidade: o Mercado Público já sofreu quatro incêndios. No primeiro, em 1912, quando ainda estava em obras, um grande incêndio destruiu todos os chalés na área interna. O último, em 6 de julho de 2013, atingiu os dois pavimentos e ainda é o responsável pela restrição do acesso de pessoas ao segundo andar até hoje.